Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the titan-security domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/eduanseguros/www/wp-includes/functions.php on line 6121
Quais os prejuízos que uma empresa pode ter com ataque de hackers? | Eduan Corretora de Seguros
Ter medo de ataques de hacker é salutar
08/08/2018
Frota de automóveis no Brasil: mais carros antigos do que novos!
04/06/2019
Mostrar Todos

Quais os prejuízos que uma empresa pode ter com ataque de hackers?

Ninguém está 100% seguro, independentemente do valor investido em segurança da informação.
Essa é a opinião unânime dos especialistas.

Há inúmeros registros em todo mundo e também no Brasil sobre ataques razoavelmente bem-sucedidos em grandes empresas, bancos e órgãos do governo, que investem muito em segurança e contratação de pessoal habilitado.

Evidentemente que as pequenas e médias empresas são as mais vulneráveis.

A processo de segurança para se cadastrar e efetuar pagamentos nos sites é uma tecnologia que já começa a ficar superada. Criar um login e uma senha está sendo insuficiente para a invasão de alguns hackers com tecnologia mais avançada, por isso que bancos e algumas empresas estão criando um processo de várias etapas para liberar acesso.

Segundo pesquisa recente da Kaspersky Lab, as pequenas e médias empresas perdem uma média de 120.000 dólares por ciberincidente – 32.000 dólares a mais do que um ano atrás”. O valor médio de um ciberataque para grandes empresas está sendo de US$ 1 milhão, cerca de R$ 3,7 milhões.

Depois de um ataque, as empresas médias e de grande porte investem pouco mais de 100 mil dólares em atualização da política de segurança de dados e treinamento.

Veja alguns dos principais ataques de hackers:

Vazamento de dados de clientes

Este ano foi divulgada na internet o vazamento de centenas de credenciais de acesso (o login e a senha) dos usuários de várias empresas brasileiras. Em alguns casos, números de cartão de crédito, inclusive com os dígitos de segurança, foram expostos. Empresas afetadas e divulgadas na mídia foram: Netshoes, Magazine Luiza, Ponto Frio, Extra, Casas Bahia, Centauro, eFacil, Uber e Hospital do Câncer de Barretos. Fonte: IstoÉ Dinheiro.

Risco reputacional da marca

Mesmo após um pequeno incidente que o hacker não tenha conseguido causar danos maiores, só a divulgação que a empresa foi afetada pode trazer um grande impacto negativo à imagem da empresa.

A exposição pública pelo hacker de dados sigilosos pode afetar até o valor das ações na bolsa.

Negação de serviço

Este é um ataque que prejudica o funcionamento do site. Além do prejuízo de não poder atender os clientes em serviços ou compras pela internet, o dano maior poderá ser na perda de credibilidade da empresa.

Criptografia dos dados

Ter os dados de um servidor criptografado pode comprometer significativamente a empresa. O pagamento de resgate dos dados é o menor prejuízo que costuma ser de algumas poucas centenas de bicoins. A recuperação dos dados demandará um tempo maior para a regularização, impactando o negócio e a imagem da empresa.

Mitigação de prejuízos com transferência de risco

A gestão da Segurança da Informação não pode prescindir da contratação de um seguro específico para Cyber Seguro. É um seguro recente no Brasil, mas algumas grandes seguradoras já operam há anos no exterior.

Com ele a empresa obtém suporte de especialistas, poderá obter uma análise de vulnerabilidades e coberturas diversas para danos lógicos e materiais, bem como para ações movidas por clientes, parceiros e fornecedores que se julguem afetados por um ataque.

Consulte uma corretora realmente habilitada para operar o seguro cibernético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *